imprensainvestigativa

15 de junho de 2011

Cinema Icaraí e Caio Martins: prédios de luxo ou centros culturais?

Filed under: Cultura — imprensainvestigativa @ 18:52


Por R. Morelli e Carolina)

Cinema Icaraí

 
Um dos mais tradicionais cinemas do Rio de Janeiro, o Cine Icaraí, localizado em Niterói, região metropolitana da cidade, corre o risco de ser demolido. No local, estaria sendo planejada a construção de um hotel, o que deixa a população com opiniões divididas, já que o lugar está fora de uso já faz algum tempo.

Um novo projeto poderá ser o primeiro passo para a reabertura do Cinema Icaraí. Um trabalho assinado pelo arquiteto João Uchoa (responsável pelos projetos do Cine Clube Macaé e da Cidade do Samba), em parceria com o empresário de Niterói Amílcar Carvalho, do ramo imobiliário. O projeto tem como principal idéia a construção de um hotel de luxo no local.

 

A fachada do Cinema Icaraí seria preservada e construiriam ali um hotel-butique, com 65 quartos e uma ampla garagem. Ainda não há licenciamento para a construção, mas os responsáveis pelo projeto já estão tentando resolver a questão. 


Fechado desde 2005, ou seja, há cerca de seis anos, o Cine Icaraí sofre com o abandono. As paredes externas e algumas internas se encontram pichadas e deterioradas. Mendigos e viciados em drogas podem ser vistos na escadaria externa do prédio, o que faz que alguns aceitem a reforma, pensando na melhoria da região e também na conservação do prédio.
 


Outro projeto, este idealizado pelo produtor cultural Oscar Motta, denominado “Movimento Cinema Icaraí”, o qual já mobilizou parte da população, prevê a restauração do prédio e a reabertura da sala de cinema. A iniciativa teve o apoio de empresários de Niterói e pode evitar que o prédio seja demolido.  

 
A idéia é que o prédio seja restaurado e revitalizado, construindo no local um mini-shopping cultural, com lojas de artesanatos e livrarias, e que a sala de Cinema seja reaberta ao público. Para que isso ocorra, é necessário que se faça uma ampliação.
 


Outro monumento cultural da cidade que chama a atenção da população é o Estádio Caio Martins, que está em sério risco de ser demolido para dar lugar a vários prédios residenciais de luxo. O estádio, que simbolizou durante décadas o futebol no Estado do Rio de Janeiro, corre simplesmente o risco de desaparecer, como se sua história de muitas partidas nunca tivesse existido. O complexo já foi palco de dois campeonatos mundiais de basquete, de uma das sub-sedes da Copa do Mundo de Futebol, de uma chave do Campeonato Mundial de Voleibol e do Sul Americano de Natação, além de inúmeras disputas nacionais de atletismo, vôlei, basquete e ginástica o complexo sempre foi um dos mais importantes centros de iniciação desportiva para as crianças e adolescentes, com aulas de natação, judô, basquete, futebol, vôlei, ginástica rítmica e olímpica e jazz.

O estádio Caio Martins

O cenário de abandono do Complexo Esportivo pode se tornar uma página virada em breve. É que o governo do Rio pretende transformar local – que já foi casa do Botafogo e está prestes a completar 70 anos – em uma arena multiuso, que serviria de apoio para a Olimpíada Rio-2016 e um centro de formação de atletas. 
 


O assunto foi debatido em uma audiência pública na Câmara Municipal de Niterói. A Secretária Estadual de Esporte, Márcia Lins, foi uma das presentes. Além dela, o Secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, participou da discussão.  


Na ocasião, Márcia Lins afirmou que o governo só fará alguma intervenção caso haja o apoio da população do município.  


A proposta de obras para o local foi inicialmente apresentada em um encontro entre o governador Sérgio Cabral, o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e outras autoridades. Cabral pretende divulgar um edital para que empresas enviem projetos de modernização.

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: